Atualização do Componentes

A atualização dos componentes é realizada através do Ambari. O processo é dividido em duas etapas: instalação dos pacotes disponíveis na nova versão e execução do upgrade.

Instalação dos Pacotes

  1. No Ambari, na página "Stack and Versions", guia VERSIONS, clique no botão INSTALL PACKAGES da nova versão.

  2. Confirme a instalação dos pacotes.

    Instalação dos pacotes da nova versão
    Figure 1. Instalação dos pacotes da nova versão
  3. Clique no link "Show details" de ambas as versões para visualizar o total de máquinas com pacotes instalados.

    Detalhes da nova versão
    Figure 2. Detalhes da nova versão
    Detalhes da versão corrente
    Figure 3. Detalhes da versão corrente
    Até este momento, mesmo que os pacotes da nova versão já estejam instalados nas máquinas, o Cluster ainda opera com os binários dos componentes da versão corrente ("CURRENT"). Nesta etapa, qualquer problema com a atualização se restringirá à instalação dos RPMs.

A partir deste momento, serão disponibilizadas duas opções para a realização do Upgrade:

  • Express Upgrade: Essa é a opção mais rápida e todos os serviços do Cluster serão suspensos para a atualização;

  • Rolling Upgrade: A atualização é realizada sem a parada total dos serviços do Cluster.

    Tipos de _Upgrade_
    Figure 4. Tipos de Upgrade

Execução do Express Upgrade

O Express Upgrade é uma opção que permite a atualização dos componentes do Cluster para uma a nova versão de forma rápida e segura. Contudo, esta opção requer a parada total dos serviços do Cluster.

Estando todos os pré-requisitos atendidos, siga os passos a seguir:

  1. Clique na botão UPGRADE da nova versão.

  2. Selecione a opção de atualização "Express".

  3. Clique em "Proceed" para continuar.

  4. Confirme a operação.

    Execução do _Express Upgrade_ - proceed
    Figure 5. Execução do Express Upgrade
  5. Acompanhe o processo de atualização e fique atento às mensagens e solicitações exibidas na tela.

    Atualização em andamento
    Figure 6. Atualização em andamento

    Durante o Express Upgrade, os serviços ficam indisponíveis. O tempo total de indisponibilidade depende de vários fatores, como a quantidade de máquinas, a quantidade de serviços, velocidade da rede, entre outros.

    Serviços indisponíveis durante a atualização
    Figure 7. Serviços indisponíveis durante a atualização

    Caso o serviço do Apache Hive esteja instalado, durante a atualização, será solicitado a realização de um backup do banco de dados do Hive Metastore. Esta ação é necessária para viabilizar a recuperação em caso de falha ou o downgrade da versão. Na sequência, de volta ao Ambari, confirme a realização do backup para prosseguir com a atualização.

    É possível verificar se os componentes atualizados já estão funcionais. Para isto, clique o link "all service checks". Assim é possível identificar e corrigir eventuais problemas antes da etapa de verificação dos serviços (service check), realizada ao final da atualização.
  6. Acompanhe a verificação de todos os serviços atualizados (Service Check).

    Service Check em execução
    Figure 8. Service Check em execução
  7. Selecione uma das seguintes opções para concluir o processo de atualização:

    1. DOWNGRADE: Permite reverter o processo de atualização. Todos os componentes voltam para suas versões anteriores.

    2. FINALIZE LATER: Permite finalizar o processo de atualização em outro momento, possibilitando a execução de testes e validações.

    3. FINALIZE: Finaliza o processo de atualização e define a nova versão como "CURRENT".

      Caso o Apache HBase esteja entre os serviços atualizados, ao final do upgrade será solicitada a confirmação da exclusão do snapshot criado durante o processo.
  8. Selecione "Finalize" para finalizar o processo de atualização.

    Finalização do processo de atualização
    Figure 9. Finalização do processo de atualização
  9. Clique em "Proceed" para confirmar a finalização do processo de atualização.

Execução do Rolling Upgrade

Embora seja uma opção mais demorada, o Rolling Upgrade permite a atualização dos componentes do Cluster para uma nova versão sem interromper completamente os serviços. Isso é possível desde que os serviços estejam em alta disponibilidade ou que seus componentes operem em uma arquitetura distribuída em que não há um único ponto de coordenação e controle (No Master).

Estando todos os pré-requisitos atendidos, siga os passos a seguir:

  1. Clique na botão UPGRADE da nova versão.

  2. Selecione e confirme a opção "Rolling Upgrade".

  3. Confirme a realização do backup dos bancos de metadados.

    Confirma os backups dos bancos de metadados para os componentes apresentados
    Figure 10. Confirma backup dos bancos de metadados
    Uma série de configurações serão realizadas de forma automatizada durante a atualização.
    A qualquer momento é possível suspender o "Rolling Upgrade". Para isto, selecione o botão "Pause Upgrade". Dessa forma, é possível pausar a atualização para corrigir qualquer irregularidade ou reverter a operação (rollback).
    Botão para pausar o Rolling Upgrade
    Figure 11. Pausa o Rolling Upgrade
  4. Confirme a realização das etapas (steps) manuais solicitadas.

    Confirme realização steps manuais
    Figure 12. Confirme steps manuais
    É possível verificar se os componentes atualizados já estão funcionais. Para isto, clique no link "all service checks". Assim é possível identificar e corrigir eventuais problemas antes da etapa de verificação dos serviços (Service Check), realizada ao final da atualização.
  5. Acompanhe a verificação de todos os serviços atualizados (Service Check).

  6. Selecione uma das seguintes opções para concluir o processo de atualização:

    1. DOWNGRADE: Permite reverter o processo de atualização. Todos os componentes voltam para suas versões anteriores.

    2. FINALIZE LATER: Permite finalizar o processo de atualização em outro momento, possibilitando a execução de testes e validações.

    3. FINALIZE: Finaliza o processo de atualização e define a nova versão como "CURRENT".

      Caso o Apache HBase esteja entre os serviços atualizados, ao final do upgrade será solicitada a confirmação da exclusão do snapshot criado durante o processo.
  7. Selecione "Finalize" para finalizar o processo de atualização.

  8. Clique em "Proceed" para confirmar a finalização do processo de atualização.

Conclusão da Atualização

Na guia VERSIONS da página "Stack and Versions" a versão anterior anterior foi removida e a nova versão está definida como "CURRENT".

Atualização concluída
Figure 13. Atualização concluída

Note que a guia UPGRADE HISTORY foi adicionada à página "Stack and Versions". Nesta guia é apresentado o histório de atualizações do cluster, incluindo detalhes como o tipo de upgrade realizado, a versão anterior e a nova versão da stack e seus serviços.

Histórico de Atualização
Figure 14. Upgrade History

Agora, na guia STACK da página "Stack and Versions" é possível adicionar os novos serviços disponíveis na nova versão do TDP.

Novos serviços disponíveis
Figure 15. Novos serviços disponíveis

Por fim, reinicie o serviço do Ambari Server:

ambari-server restart
A reinicialização do Ambari Server é necessária para a consolidação de determinadas alterações e configurações.

Após finalizar, lembre-se de reativar o Início Automático dos Serviços, selecionando, no menu lateral do Ambari, a opção "Service Auto-Start" e alterando a chave "Auto Start Settings" para "Enabled" .