Instalação do Serviço de Banco de Dados

O PostgreSYS, através do PgSmart, oferece um caminho simples, fácil, rápido e customizável para a instalação do PostgreSQL. Além de oferecermos, em um só lugar, todos os pacotes de instalação necessários, em um única operação guiada é possível instalar os binários do PostgreSQL e inicializar uma instância/cluster de banco de dados, incluindo a criação de um respectivo serviço no sistema operacional.

Pré-Requisitos

  • Instalação do PgSmart, observando os requisitos mínimos.

  • Repositório de pacotes extras para resolver dependências indiretas. Em conformidade com as políticas de segurança e suporte de cada organização, a Tecnisys não fornece tais pacotes. De toda a forma, visando auxiliá-los, informamos que para distribuições da familía Entreprise Linux o repositório Extra Packages for Enterprise Linux (EPEL) geralmente fornece as dependências indiretas necessárias.

  • O Agente do PgSmart deve estar instalado e em execução na máquina em que será instalado o serviço de banco de dados. Além disso, recomenda-se que tal Agente esteje previamente registrado no Cliente do PgSmart utilizado.

Sintaxe do Comando

pgsmart install -s cluster
pgsmart install --service=cluster

Flags :

  • -a, --agent=<valor> ⇒ Alias, hostname ou IP do servidor onde Um PgSmart Agent está instalado.

  • -h, --help ⇒ Ajuda

  • -q, --quiet ⇒ Execução não interativa para a instalação dos serviços. Usada juntamente com --service, --pg-major-version, --agent.

  • -pg-major-version=(11|12|13|14|15) [Default:15] ⇒ Versão majoritária base do PostgreSQL, independentemente do serviço. Será usada a release (versão minoritária) mais recente da versão majoritária escolhida.

Instalação não-interativa

Esta opção é viabilizada pela opção "quiet" (-q) e sua execução utiliza os valores "Default" para os parâmetros não informados. Contudo, nos comandos de instalação (pgsmart install), o repositório de pacotes do pgsys já deve ter sido instalado em execuções anteriores. A opção (-q) é, portanto, desabilitada na primeira instalação.

 pgsmart install -a <valor> -q --service=cluster --pg-major-version=(11|12|13|14|15)

Instalação interativa

pgsmart install
  1. Selecionar o agente do PgSmart (ou registrar novo Agente).

seleciona agente pgsmart
  1. Confirmar o serviço banco de dados (<Enter>).

seleciona serviço
  1. Selecionar a versão majoritária base do PostgreSQL.

seleciona versão majoritária
  1. Selecionar a release desejada (relativa à versão majoritária selecionada).

seleciona release versão majoritária
  1. Confirmar se já deseja iniciar uma instância do banco de dados após a instalação (a instância pode ser criada neste ou em outro momento. Os passos para inicialização da instância podem ser vistos na opção Inicializando o cluster database).

confirma inicialização instância
  1. Confirmar se deseja instalar o repositório dos pacotes (esta instalação é necessária para dar continuidade, caso o repositório ainda não esteja configurado)

  2. Informar a URL do repositório. (onde está o arquivo do repositório para viabilizar a instalação - padrão é o repositório da Tecnisys e deve ser modificado caso exista um servidor diferente).

confirma instalação repositorio pacotes

A instalação do repositório conterá o registro de onde os pacotes dos componentes da plataforma PostgreSYS podem ser baixados.

Resultado da Instalação

confirma instalação cluster

O processo de instalação pode ser acompanhado pelo arquivo de log do PgSmart:

tail -f /var/log/pgsmart/pgsmart.log

O PGSmart define variáveis de ambiente no arquivo bash_profile do Linux, para o usuário, que podem ser recarregadas nas sessões do Linux quando realizado um novo Login. Para carregar imediatamente estas variáveis execute o comando abaixo ao final da instalação (execução única):

source~/.bash_profile

Variações do Comando para Instalação interativa

Alguns parâmetros podem ser repassados previamente, no comando, entretanto, a execução continua interativa, ou seja, durante a instalação os parâmetros informados deverão ser confirmados, juntamente com os valores <Default> para aqueles parâmetros não informados.

Exemplos:

Execução interativa com o serviço de banco de dados já escolhido. Versão base do PostgreSQL padrão: 15.

pgsmart install -a <valor> --service=cluster

Execução interativa com a versão base do banco de dados já escolhida. Serviço padrão: banco de dados.

pgsmart install -a <valor> --pg-major-version=15