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Configuração das Regras de Acesso via PgSmart Web

Dada uma instância já criada (Inicialização da Instância da Base de Dados), o PostgreSQL fornece mecanismos que permitem restringir o acesso aos dados. Este é o primeiro nível de segurança da instância PostgreSQL, que permitirá ou não a abertura de uma conexão.

A autenticação de clientes é controlada pelo ficheiro de configuração pg_hba.conf, armazenado no diretório de dados do cluster (hba significa Host-Based Authentication). Um ficheiro pg_hba.conf padrão é criado quando a instância do PostgreSQL é inicializada.

nota

Na configuração das Regras de Acesso, é possível especificar o tipo de conexão, o(s) nome(s) da(s) Base(s) de Dados, a identificação do(s) usuário(s) ou grupo(s), a sub-rede ou host autorizado e o método de autenticação.

Pré-Requisitos
  1. Na lista suspensa da barra superior, selecione o Ambiente.

  2. Selecione a opção Banco de Dados no menu lateral.
    Se houver instâncias registadas, serão apresentados os cards para cada instância do ambiente selecionado.

  3. Selecione a instância para a qual pretende configurar as Regras de Acesso.

  4. Selecione a aba Regras de Acesso.

    Figura 1 -Seleção da opção Regras de Acesso
    Figura 1 -Seleção da opção Regras de Acesso

Adicionar uma Regra de Acesso

  1. Para inserir uma nova Regra de Acesso:
    1.1. Clique em Incluir.
    1.2. Indique o tipo de regra de acesso.
    1.3. Indique a(s) base(s) de dados (lista separada por vírgulas ou "all" para todas).
    1.4. Indique o(s) usuário(s) ou grupo(s) (lista separada por vírgulas ou "all" para todos).
    1.5. Selecione o método de autenticação desejado.
    1.6. Clique em Salvar.

    Figura 2a -Inserção Regras de Acesso - Opção
    Figura 2a -Inserção Regras de Acesso - Opção
    Figura 2b -Inserção Regras de Acesso
    Figura 2b -Inserção Regras de Acesso

Editar uma Regra de Acesso

  1. Para editar uma Regra de Acesso: 1.1. Clique no ícone de lápis ✏ para editar os dados de uma regra existente. 1.2. Altere as informações desejadas. 1.3. Clique em Salvar.

    Figura 3 -Selecionar Edição da Regra de Acesso
    Figura 3 -Selecionar Edição da Regra de Acesso

Duplicar uma Regra de Acesso

  1. Para duplicar uma Regra de Acesso: 1.1. Clique no ícone de duplicação ⧉.

    Figura 4 -Adição/Edição de uma Regra de Acesso
    Figura 4 -Adição/Edição de uma Regra de Acesso

Eliminar uma Regra de Acesso

  1. Para eliminar uma Regra de Acesso: 1.1. Clique no ícone da reciclagem 🗑.

    Figura 5 -Exclusão de uma Regra de Acesso
    Figura 5 -Exclusão de uma Regra de Acesso